DICAS ADCOS


-CONTEÚDO DE BELEZA-
A partir de hoje teremos dicas de beleza e saúde da pele do rosto e corpo todas as quartas-feiras com a nossa mais nova parceira, Adcos!
E as consultoras da marca vão começar falando sobre o filtro solar pois muitas pessoas ainda tem dúvidas em relação a qual e como usá-lo.
Vale a pena ler com atenção!


Mais um ano se inicia com um verão escaldante, o que logo me remete àquele texto narrado pelo jornalista Pedro Bial:
...Filtro solar!
Nunca deixem de usar o filtro solar
Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta:
Usem o filtro solar!
Os benefícios a longo prazo
Do uso de filtro solar estão provados
E comprovados pela ciência
Já o resto de meus conselhos
Não tem outra base confiável
Além de minha própria experiência errante
Mas agora eu vou compartilhar
Esses conselhos com vocês...”

Esse conselho até parece óbvio nos dias de hoje, mas nem sempre foi assim... os mais “antiguinhos” se lembram que se expunham sem dó nem piedade ao sol em busca do bronzeado perfeito, usando de todo e qualquer recurso e artifício sem se preocupar com a segurança e com os danos cumulativos dos raios solares sob nosso organismo. Contudo, nas últimas décadas, diante dos alertas ambientais sobre a diminuição da camada de ozônio, que trouxe como consequência um aumento progressivo e agressivo na  incidência dos raios ultravioletas (UV) sob o nosso planeta, fez com que as pessoas de todos os fototipos (tons de pele) ficassem mais atentas a necessidade de proteção quando expostas ao sol.
Desta forma a consciência da proteção solar acabou se instaurando em nosso dia a dia, mas será que sabemos a real importância do fotoprotetor e como utilizá-lo de forma eficiente?
Filtros solares, também chamados de fotoprotetores, são essenciais em nossas vidas pois além de atuarem contra a queimaduras dos raios solares e de luz visível (lâmpadas fluorescentes), previnem ou minimizam os efeitos resultantes da exposição repetida ao sol tais quais: envelhecimento precoce (manchas, sardas, pintas, rugas e  flacidez) e o câncer de pele.
Os laboratórios mais modernos de dermocosméticos não param de inovar criando os chamados produtos multifuncionais com tecnologias capazes de agregar à fotoproteção muitos outros benefícios e funções à um único produto: hidratatação, anti-radicais livres - ARL, proteção ao DNA celular, à prova d´água,  proteção ao colágeno e elastina (firmantes), anti-oleosidade, regeneradores, com tonalizante (efeito maquiagem) etc. Pesquisas levam às mais diversas texturas para que o paciente possa ter o produto que mais se adeque ao seu tipo de pele (sensível, normal, oleosa, seca, mista, com tendência à acne, manchas e outros fatores). Até para as peles com maior sensibilidade e pré-disposição à alergias já existem formulações específicas.
Não existem desculpas para não se fotoproteger! Ainda mais quando nos deparamos com informações alarmantes do  Inca (Instituto Nacional do Câncer) de que o câncer de pele responde por 25% do total de tumores malignos detectados no país e é o tipo de câncer mais comum em pessoas com mais de 40 anos.
Tanto o Inca quanto a SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia fazem um trabalho muito eficaz de prevenção e conscientização desta doença que tem prevenção. Existe um teste da SBD para calcular o seu risco de desenvolver o câncer de pele: http://www.sbd.org.br/calculadora-de-risco-de-cancer-da-pele/ , eu já fiz e me ajudou muito até para conversar e expor minhas questões ao dermatologista! Que tal você também se testar?
Observe regularmente a própria pele à procura de pintas ou manchas suspeitas e consulte um especialista em DERMATOLOGIA para um exame completo, pelo menos uma vez ao ano. Se informe mais sobre as lesões suspeitas no link: http://www.sbd.org.br/informacoes/sobre-o-cancer-da-pele/sinais-e-sintomas/

Selecionamos algumas dicas de LLuxo sobre a utilização dos fotoprotetores:
  1. Verificar se o filtro solar é registrado na Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que é responsável pela autorização da comercialização de filtros solares e outros produtos cosméticos, além de medicamentos. O número do registro deve começar com “2” e ter 9 ou 13 dígitos. (http://portal.mj.gov.br/main.asp?View={08DEBD27-66DA-4035-BE88-27126C102E22}&BrowserType=NN&LangID=pt-br&params=itemID%3D%7BF0600489%2DAA25%2D4006%2DBB70%2DDEE044A8D58A%7D%3B&UIPartUID=%7B2218FAF9%2D5230%2D431C%2DA9E3%2DE780D3E67DFE%7D)
  2. Em relação ao fator de proteção solar UVB (FPS), a indicação é utilizar, no mínimo, filtro solar fator 30 e e UVA (PPD), este último deve ser no mínimo 1/3 da proteção UVB. Esses dois tipos de raios ultra violeta são nocivos e devem estar destacadas ambas as proteções no rótulo do produto. 
  3. Devemos aplicar o protetor de maneira generosa e uniforme por toda a pele 30 minutos antes da exposição solar, e reaplicar a cada duas horas ou após mergulhos ou em casos de suor intenso, porque os ativos protetores tendem a evaporar junto com a água, inclusive o suor. O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens. 
  4. As pessoas costumam aplicar apenas 20% a 60% da dose recomendada de filtro solar, o que naturalmente reduz muito sua efetividade. Existem duas formas para ajudar na dosagem do filtro solar, a regra da colher de chá e a regra da tampinha (que usa uma tampa metálica de garrafa de refrigerante ou cerveja).
  • Face e rosto: um terço de colher de chá, ou meia tampinha.
  • Braços (para cada um): pouco mais de meia colher de chá, ou uma tampinha.
  • Peito, barriga, costas, pernas (cada um): pouco mais de uma colher de chá, ou duas tampinhas.
    *Essas quantidades são válidas para pessoas adultas, não carecas nem obesas; devem ser ajustadas para outras situações.
    No dia a dia não teremos a colher de chá ou tampinha para medida, mas vá ensaiando as dosagens em casa para a hora da reaplicação acertar na dose!
Atenção pessoal!!!Não podemos deixar de proteger as orelhas, os olhos (pálpebras sim, mucosas jamais) e os lábios.
Além de evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, é recomendado o uso de guarda sol, chapéus, óculos e roupas confeccionadas com tecidos que têm proteção solar, produzidos com tecnologia especial. Você sabia que mesmo em baixo do guarda sol ou chapéu de tecido com tecnologia fotoprotetora o sol pode refletir da areia, asfalto ou o que quer que esteja ao seu redor diretamente em você? Por isso, mesmo na sombra está indicadíssimo o uso do protetor.
Esses cuidados não são só para o verão não!!!! A recomendação do INCA e da SBD é que as pessoas estejam atentas ao uso do protetor solar durante todo ano, inclusive nos dias nublados os raios nocivos penetram entre as nuvens e chegam a nossa pele!!!! Essas dicas são para o ano inteiro e são conselhos para a vida!!!! Use filtro solar!!!!
Ame-se! Cuide-se!

ADCOS CAMPOS
Rua Treze de Maio nº286 loja14 - Centro
Tel: (22)2723-9078
Facebook: ADCOS CAMPOS


Gostaram?
Na próxima quarta-feira teremos mais dicas Adcos!
Beijos LLuxuosos!

Comentários