EU QUERO FAZER MODA!

Desde que comecei a estudar moda tenho observado os perfis de quem se candidata a “fazer Moda” e hoje eu sei identificar perfeitamente quem vai chegar ao final dessa maratona.

Não é fácil concluir um Bacharelado em Moda, ao contrário do que muita gente imagina, talvez incentivadas pelo caráter de "futilidade" que sempre a acompanha, mas que não representa de forma alguma a sua essência, mais do que isso, a realidade.

Como toda carreira, estudar Moda exige dedicação e esforço, só que com o agravante do fator interdisciplinaridade, ou seja, temos que dominar vários tipos de assunto...

Sim, quem estiver disposta (ou disposto) a fazê-lo vai ter que estudar muito história (todos os segmentos, tais como do Brasil, contemporânea, do vestuário, da arte, da moda...) marketing, administração, informática, português, design têxtil, design de acessórios, gestão de pessoas, psicologia, filosofia, modelagem, desenho técnico, empreendedorismo, história do design, técnica de cores, pesquisa de moda, jornalismo de moda...bom, vou parar por aqui para vcs não desanimarem.


Depois o ideal é que se faça uma Pós-Graduação, que é o estágio que me encontro atualmente, para futuramente fazer o Mestrado.

Ou então um curso específico na área desejada dentro do segmento e, nesse caso, no bacharelado geralmente conseguimos definir qual caminho queremos prosseguir.

É desejável que se estude línguas também, especialmente o francês e o inglês e que se invista numa biblioteca rica em títulos que possam dar suporte e aumentar sobremaneira o nosso conhecimento sobre o tema.

Outro aspecto que precisamos abordar é que o material necessário ao curso necessita de um bom investimento, pois é em sua maioria caro, e o ideal é que se tenha o melhor porque nesse caso a qualidade interfere no resultado sim! São livros (muitos importados), computadores eficientes (a parte gráfica exige), tecidos de todos os tipos (precisamos aprender a reconhecê-los), e por aí vai...nem vou falar aqui do trabalho final do bacharelado, que é simplesmente a apresentação de uma coleção.

Além disso, precisamos sempre nos atualizar com palestras, cursos rápidos, seminários e congressos.

Viagens são muito produtivas, pois nos possibilitam a observação de novas culturas e vestimentas, qualquer que seja o lugar, devemos sempre procurar conhecer como vivem os locais.

Resolvi escrever um pouquinho sobre esse assunto porque estamos no inicio do ano letivo e várias faculdades estão com inscrições abertas para diversos cursos na área modal e é importante, mais do que isso, essencial, não estudar Moda porque "está na moda", e sim por querer Fazer Moda!E vai aí uma grande diferença...no primeiro caso, não se chega ao final da maratona.

Bom, essa semana estou finalizando trabalhos das matérias Linguagem do Produto e Análise e Reconhecimento de Materiais Têxteis, e olha que bonito o material da segunda, com direito a lupa e tudo!


Ah, e não posso deixar de parabenizar uma leitora querida que ano passado me perguntou sobre a Pós-Graduação do SENAI/CETIQT por causa de um post que fiz sobre o tema, pois bem, ela foi aprovada esse ano e acabou de se mudar p/ o Rio para fazer o curso!Fiquei mto feliz por ela!É isso, mais do que sonhos, precisamos ter metas!Bjs e toda sorte do mundo p/ vc Camila!

Que tenhamos uma ótima semana meninas, com direito a evento no meio e tudo!

Beijos estudiosos!

Comentários

Yarin Barreto disse…
um dia eu hei de fazer este curso!!! ja tenho o nome e slogan da minha marca! hehehehe