E A MODA BRASILEIRA FERVE!

Como já havia dito aqui, no post sobre Chanel, essa semana começaram as Fashion Weeks da vida. É um período no qual a moda ferve!Ferve principalmente nossas cabecinhas com tanta informação, concordam?
Então achei conveniente falar um pouquinho (mesmo!) p/vcs como essa indústria funciona, para que possam receber todas as informações das próximas semanas com um senso crítico mais técnico e refinado, isso modifica muita coisa, podem ter certeza!
Vcs sabem assistir um desfile? Ou melhor, interpretar um desfile?
Quem trabalha com moda sabe, não é nada fácil conceber uma coleção, ainda mais porque existe uma cobrança de que ela seja sucesso e vire a “tendência” da estação. Mas sinceramente falando, ninguém desenvolve um trabalho de qualidade e belo para durar apenas seis meses, se muito. Por isso, independente das imposições da indústria têxtil e da cartela de cores previamente escolhida por alguns segmentos para reinar naquela temporada, dentro da concepção do prêt-a-porter (pronto para vestir), o estilista tem a liberdade de criar peças que serão atemporais e que se mostrarão de pura vanguarda, passando a ser um clássico assinado por ele.
É porque uma coleção deve apresentar três categorias de produtos, denominado Mix de Moda:

Básicos: estão presentes em quase todas as coleções e costumam ter venda garantida, p.ex., calça preta, camisa branca, jeans tradicional. Pelo menos 20% da coleção deve ser composta por eles.
Fashion: são os modelos comprometidos com as tendências do momento através de formas, cores e padronagens. Percebam que todos os desfiles apresentam algum desses traços em comum. Representam cerca de 70% da coleção, por isso a massificação e logo não representarão mais um atrativo para o consumidor de tendências.
Vanguarda: são peças especiais, que representam o espírito da coleção, causam impacto por serem atemporais e confeccionadas em pequeníssima escala. Nem sempre apresentam características comercias, mas agregam muito valor ao estilo pessoal. Representam, no máximo 10% da coleção.

Portanto meninas, qdo assistirem ao próximo desfile procurem identificar as peças de acordo com as categorias que expliquei, isso vai ajudá-las a compor melhor o estilo de vcs, a se situarem no meio de tanta informação, que muitas vezes só atrapalha ao invés de ajudar.
Eu, por exemplo, prefiro as peças básicas e de vanguarda (que muito me encantam!).
E vcs, em qual ou quais categorias preferem investir?
Qdo falo investir não é só em relação ao valor e sim, a imagem que querem transmitir de vcs, é um ótimo exercício de autoconhecimento, podem ter certeza!
Dêem as suas interpretações as tendências da vez e a usem-nas da maneira de vcs, inclusive interferindo para modificá-las!
Tenho assistido aos desfiles desde o inicio, mas não vou ficar detalhando cada um deles aqui, até mesmo porque já temos vários blogs e sites especializados fazendo uma excelente cobertura dos eventos que estão acontecendo. Preferi mostrar p/ vcs as minhas escolhas, o que achei de mais bonito e atemporal, que com certeza entram no meu armoire.
E agora vou mostrar as peças das marcas que mais gostei dos desfiles de terça e quarta-feira no Fashion Rio, por serem peças atemporais:

Acquastudio-destaque para as saias lápis e midi. O mini fascinator, que é um tipo de chapéu, estava uma graça.

Alessa- camisas e vestidos com estampas étnicas. A beleza tb estava impecável, destaque p/ o batom vermelho escuro vitrificado.

Cantão- Desfile que começou branco e bonito. Adorei as botas, o cachecol e o comprimento de alguns vestidos e t-shirts, maior atrás e mais curto na frente, a que damos o nome de mullet e que não é uma proposta nova, pelo contrário.

Melk Z-Da- Um dos estilistas mais originais e talentosos da atualidade, o pernambucano Melk Z-Da é o exemplo da categoria vanguarda. Saias e vestidos fluidos e mtas peças handmade foram os destaques da coleção, que estava belíssima e rica. A beleza em tons terrosos é a grande aposta da temporada.

2and Floor-A coleção que mais me surpreendeu até agora. Adorei os casacos de pele fake invertida e jeans sequinho.

Gente, olha eu antecipando em Paris o look da 2and Floor, desfilado ontem no FR!Não pude resistir a comparação!:)

Beijos!

Comentários