KNITWEAR - TRICÔ


“Um suéter preto - na lã mais macia (observe que, como sempre, a qualidade é essencial)- é provavelmente a vestimenta mais útil que uma mulher pode ter em seu guarda-roupa.”
(Christian Dior)

A mais famosa fibra natural animal usada pelo homem com o passar do tempo foi aperfeiçoada, mas, apesar de toda diversidade atual, a pura lã continua imbatível e suas características nunca poderão ser igualadas, o que não significa que as fibras sintéticas não tenham espaço e estilo.
No nosso país, de clima muito quente, devemos dar preferência ao uso da lã fria, que é um tecido fresco e adequado para temperaturas altas e já utilizado pelos designers nacionais e do exterior há cerca de vinte e cinco anos, com excelente aceitação. O segredo está na espessura do fio, quanto mais fina, mais versátil no uso, o que nos favorece, sendo usada, inclusive, nas coleções de verão em todo o mundo.
Interessante dizer, ainda, que, comercialmente falando, as lãs não são apenas retiradas das diversas raças de carneiros. O cashmere, tão leve, quente e de toque sedoso (para mim, ideal para viagens longas), é obtido da fibra produzida pela Cabra Cashmere (Capra hircus), originária do Tibete e da Ásia Central; já a lã pashmina, extremamente fina e macia (que virou must aqui no Brasil), é produzida pelas Cabras Tchang-ra, que, veja, bem, devem viver no alto do Himalaia, o que justifica o seu preço alto; e, como último exemplo, só para falarmos dos mais conhecidos, temos o mohair, fino, brilhante e sedoso, que é produzido pela Cabra Angorá, originária do Tibete, mas adaptado na Ásia menor e na Turquia.
Enfim, com as temperaturas mais amenas e o frio se aproximando, vale apostar no tricô, mais leves para o uso no nosso País e, se for globetrotter, permita-se o investimento em grossos suéteres e pesados mantôs, que, aliás, podem ser encontrados com ótimos preços lá fora.

Pesquisa: Pezzolo, Dinah Bueno. Tecidos - História, Tramas, Tipos e Usos. Ed. SENAC & Dior, Christian. O Pequeno Dicionário de Moda. Ed.Martins Fontes.

LU-Q: Calça Zoomp + Tricô Dress To + Top Zara + Brincos fio de prata com pérola.

Comentários

Juliana disse…
Um luxo essa minha amiga...na verdade um luxo é ter uma amiga tão entendida de moda assim...tô ansiosa pra ver o site...tenho certeza que será um sucesso como o blog.
Bjokas,
Juliana.